inclusão de Pessoas com Deficiência é um tema cada vez mais importante em nossa sociedade. O poder público e a iniciativa privada vêm mudando sua postura quanto ao apoio à quebra de paradigmas de instituições e pessoas nessa questão. Ainda assim, a inclusão plena ainda não é realidade.

A iniciativa Atletas do Futuro foi o primeiro passo da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e de seus associados nesse sentido, desde 2014. A ação é uma parceria com o Esporte Clube Pinheiros no apoio a 18 paratletas, em competições nacionais e internacionais, bem como na preparação profissional para o futuro pós carreira esportiva.

Entre os anos de 2014 e 2016, também foram promovidos em parceria com o Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha três seminários sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho.

Essas experiências colaboraram para o engajamento cotidiano em busca da inclusão plena. Assim, em cooperação com a Universidade Técnica de Dortmund, foi lançado o 1º Guia Brasil-Alemanha de Inclusão - Viver Diversidade, em idioma alemão, por ocasião da 1ª Conferência Brasil-Alemanha de Inclusão, em setembro de 2015 na cidade de Berlim. Como desdobramento, foi promovida a 2ª Conferência em maio de 2016, na cidade de Münster. Já a terceira edição traz a edição em idioma português dessa importante publicação bilateral, em 15 de setembro no Rio de Janeiro. 

O Guia de Inclusão é um trabalho que reúne artigos de renomados autores na área da inclusão de Pessoas com Deficiência tanto no Brasil quanto na Alemanha. Seu objetivo é trocar conhecimento no tema, contribuindo para o avanço até a inclusão plena em todos os setores da sociedade.

Para o futuro, outras atividades e ações em conjunto serão realizadas, fomentando e desenvolvendo a inclusão de Pessoas com Deficiência nos dois países.