Alemanha - Cultura

Cultura e participação cultural na República Federal da Alemanha

À esquerda, fotomontagem de um homem sentado com pernas cruzadas olhando para frente. Ele está destacado de um fundo com filtro de efeito fotográfico laranja. Ele tem a pele clara, cabelos curtos, lisos e claros, veste jaqueta e calça branca e tem o rosto pintado por tinta amarela. À direita, um homem de perfil com os braços erguidos na altura do peito com as mãos abertas na direção do homem que está sentado. Ele tem cabelos lisos, cavanhaque e nariz pontiagudo.
Legenda: Samuel Koch - Ator e Embaixador de Instituições de Caridade. Após um acidente durante um famoso programa de TV, tornou-se cadeirante. (Foto: Lena Obst)

"A Cultura é necessária para organizar uma vida comunitária funcional"

Aspectos Legais

  • Código Social IX § 58: Auxílios para a participação na vida comunitária e cultural.
  • De acordo com a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a participação cultural se aplica em três dimensões: Produção, Recepção e Reflexão.
    o   Artigo 8: Consciência de toda a população;
    o   Artigo 24: Educação;
    o   Artigo 30: Participação cultural.
Fotografia de pessoas, uma ao lado da outra, sobre um palco. Mais à frente e à direita, em destaque, uma mulher em pé com o braço direito sobre o ombro de outra mulher que está sentada em uma cadeira de rodas. Ela envolve a cintura da mulher em pé com o braço esquerdo. A mulher em pé tem pele clara, cabelos lisos e claros na altura do pescoço. Veste uma camisa branca e saia preta. A outra mulher tem pele clara, cabelos escuros e ondulados
Legenda: Apresentação do grupo "Piano Inclusive" na UNIRIO. (Foto: Oskar Neubauer)

Concretização

  • Governo Federal - Âmbito da Cultura e da Comunicação
    o   Estabelecimento de uma rede nacional de Cultura e Inclusão.
  • Acesso a bens culturais:
    o   Acesso a literatura também em linguagem acessível.
    o   Acesso à música também com linguagem gestual relacionada.
  • Utilização da Internet por Pessoas com Deficiência
    o   Instituições culturais devem ter sites e plataformas online acessíveis.
  • Projetos de sucesso
    o   Sites nos quais Pessoas com Deficiência podem indicar suas limitações e necessidades no ato de inscrição em um evento.
    o   Atelier Goldstein em Frankfurt, Station 17 e barner 16 em Hamburgo, o Dortmunder Modell DOMO: Musik. (representam desenvolvimento cultural de Pessoas com Deficiência)
Em destaque, na parte inferior, um homem representado da cintura para cima com o braço direito estendido e a boca aberta. Ele possui pele clara, cabelos curtos e escuros. Ao lado direito, há uma pessoa de costas com cabelos enrolados e escuros. Ela está com as duas mãos segurando o homem na altura do ombro. Ao lado esquerdo, uma
Legenda: Workshop Brasil-Alemanha de dança e música na APAE São Paulo. (Foto: Oskar Neubauer)

Autora: Profª. Drª. Irmgard Merkt
Desde 2014 trabalha com desenvolvimento de projetos e consultoria em música e inclusão; "Rede Cultura e Inclusão"; Autora.

Brasil - Cultura

Cultura e inclusão social no Brasil

À esquerda, fotomontagem de uma mulher sorrindo e olhando para frente. Ela está destacada do fundo que está com filtro de efeito fotográfico laranja. Segura uma máquina fotográfica à frente do corpo que está em um tripé. Ela é morena, usa maquiagem, tem cabelos escuros e lisos na altura do ombro, olhos pretos e nariz reto. Tem rosto arredondado, veste blusa preta e brinco de argola grande.
Legenda: Kica de Castro - Publicitária e fotógrafa de pessoas com deficiência desde 2007. (Foto: Privates Archiv)

„A atividade cultural é integradora, amplia a capacidade humana de percepção e de inserção social […]“

Aspectos Legais

  •  Constituição Federal (1988): Artigo 215
    o   o Estado garantirá a todos, incluindo-se, portanto, a pessoa com deficiência, o pleno exercício dos direitos culturais.
    o   Estimular a valorização e divulgação de desdobramentos culturais.
Fotografia de um grupo de jovens na entrada do Museu de Arte moderna do Rio de Janeiro. O grupo é formado por quatro meninas e dois meninos. Eles estão de costas subindo uma rampa em forma de caracol. Uma das meninas, à esquerda, está voltada para o lado tirando uma foto. Os outros observam o prédio do museu com formato circular que está à frente. Eles carregam bolsas e mochilas nas costas. Mais à frente, na rampa, outro grupo de jovens. Ao fundo, o mar com montanhas.
Legenda: Rampa de acesso ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. (Foto: Creative Commons by Laura de Marco - Flickr)

Concretização

  • Definição do conceito de "Acessibilidade"
    o   Possibilidade e plena condição de alcançar, perceber e entender prédios e instalações urbanas, etc.
    o  No contexto de museus:
    -  Barreiras físicas
    -  Barreiras sensoriais
    -  Barreiras atitudinais
  • Museus de ciências, pelo seu caráter eminentemente experimental, foram os pioneiros a incluírem novas concepções de interatividade e participação do público nas exposições.
  • Desenvolvimentos:
    o   Disponibilização de esculturas originais ou réplicas para pessoas com deficiência visual;
    o   Diversos programas de acessibilidadeVerschiedene Programme für Zugänglichkeit:
    - Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE) da Pinacoteca de São Paulo;
    - Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol (PAMF)
    - Recursos táteis ou multisensoriais melhoram significantemente as experiências em museus.
Fotografia de uma chapa de gesso retangular com o rosto da mulher da pintura gravada em relevo onde há duas mãos de pele clara tateando na altura do queixo.
Legenda: Reprodução em relevo; Obra: "Mulher de Turbante", 1930; Artista: Oscar Pereira da Silva; Acervo da Pinacoteca do estado de São Paulo. (Foto: Archiv der Pinakothek des Bundesstats São Paulo, Leandro Roman)

Autora: Amanda Tojal
Museóloga e Educadora de Museus. Mestre em Artes e Doutora em Ciências da Informação pela USP. Consultora em Acessibilidade e Ação Educativa para públicos com deficiências em museus e instituições culturais. Sócia-presidente da empresa Arteinclusão Consultoria em Ação Educativa e Cultural.