Palavra dos realizadores sobre a Iniciativa Brasil-Alemanha de Inclusão

Fotografia de um homem representado do peito para cima. Ele olha para a frente e sorri. Possui pele clara, cabelos grisalhos e bigode. Seu nariz é reto e achatado, seu rosto é redondo. Usa óculos e veste camisa branca, gravata quadriculada e paletó escuro. Em seu paletó, há um broche. O fundo é branco.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo promove a conscientização em relação às pessoas com deficiência também entre nossas empresas associadas.

Queremos contribuir para que o tema da inclusão se torne uma importante área de cooperação entre a Alemanha e o Brasil, propósito esse muito especial para mim.

A implementação da inclusão sob o lema “reconhecer a diversidade, aproveitar a diversidade, viver a diversidade” constitui uma tarefa exigente, mas nossa sociedade certamente se enriquecerá e ganhará com ela.

Dr. Wolfram Anders - Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo 

Foto de um homem sorrindo. Ele tem pele clara, cabelos claros, curtos e ondulados. Seu rosto é redondo, os olhos claros e seu nariz afilado. Ele veste camisa azul marinho e paletó cinza por cima.

Brasil e na Alemanha, dois países ligados há muito tempo por uma relação especial.

O tema da inclusão não se refere a um estado que possa ser alcançado definitivamente, e sim a um processo que levantará constantemente novas questões cujas respostas terão de ser buscadas de maneira sempre nova.

Afinal, quem poderia cuidar melhor para que a inclusão seja bem-sucedida no mais amplo sentido possível do que as pessoas que têm experiência.

Prof. Dr. Christoph de Oliveira Käppler - Universidade Técnica de Dortmund, Faculdade de Ciências da Reabilitação

Fotografia de uma mulher representada do peito para cima. Ela olha para frente sorrindo. Possui pele clara, cabelos loiros na altura do pescoço. Seu nariz é levemente achatado e seu rosto é quadrado. Usa blusa branca e casaco bege. O fundo é claro.

Em um mundo cada vez mais convergente, a inclusão tem importância internacional.

O governo brasileiro recebeu e confirmou seus deveres de casa nesse tema, tal como a Alemanha, por ocasião do monitoramento realizado pelas Nações Unidas.

Seja no esporte ou no trabalho, cada um de nós têm dons especiais que precisam ser promovidos.

 

Verena Bentele - Comissária dos Interesses das Pessoas com Deficiência no Governo Federal Alemão

Fotografia de uma mulher representada do peito para cima. Ela olha para frente sorrindo. Possui pele clara e olhos claros, cabelos escuros na altura do pescoço, nariz médio e rosto ovalado. Veste roupa branca e usa colar de pérolas. O fundo é cinza.

O Brasil abre suas portas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, evento auspicioso no qual sublinham os valores da paz, da esperança, da tolerância e da solidariedade.

Ao apresentar uma perspectiva geral sobre a inclusão em vários aspectos, esta iniciativa oferece significativa contribuição ao debate dessa questão.

Os dois lados deverão aprofundar a cooperação e a troca de experiência nessa matéria.

 


Maria Luiza Ribeiro Viotti
- Embaixadora do Brasil em Berlim

Fotografia de um homem representado do peito para cima. Ele olha para frente com um leve sorrido. Tem pele e olhos claros. Seu nariz é achatado. Veste camisa branca, gravata vermelha e paletó preto.

A participação neste projeto me enriqueceu muito em termos pessoais.

No contato com as pessoas envolvidas, constato repetidamente um engajamento especial, que vai muito além do compromisso profissional das Pessoas com Deficiência.

Esta iniciativa serve de fundamento para os próximos passos de uma cooperação Brasil-Alemanha na área de "inclusão".

 

Thomas Timm - Vice-Presidente Executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo